Cursos

Exercícios de autoficção: oficina literária
No passado, acreditávamos na autobiografia como expressão de uma verdade pura. Atualmente, a ideia de autoficção tem ganho destaque. O curso faz dessa ideia um instrumento de leitura literária e propõe exercícios de escrita a partir das leituras. Porque, como disse o escritor francês Serge Doubrovsky, que criou a palavra autofiction, “o sentido de nossa vida de certa forma nos escapa, precisamos então reinventá-lo na nossa escrita (...)”.

Páginas da vida real: oficina de memórias
(Curso ministrado em parceria com a querida amiga Márcia Cristina Silva.)
A partir do uso de diversos materiais: colagens com fragmentos do cotidiano, achados nas gavetas, fotografias, diários, cartas... a oficina propõe uma livre experimentação com a linguagem, num ambiente sem regras. O objetivo é dar colorido a memórias muitas vezes apagadas, reinventando partes do passado. Venha criar sua marca nas páginas da vida real. 



Corte e costura: oficina de contos
Leitura e estudo de contos que representem diferentes tendências; discussão das possibilidades oferecidas pelo gênero; estímulo da produção entre os alunos; leitura e análise dessa produção. 


Escrita criativa: por onde começar?
Estímulo à criação literária com exercícios durante as aulas. Motivação da criatividade através de exercícios que podem ser levados para o dia a dia. Encorajamento da expressão pessoal pela palavra escrita.



Fique atento à programação na agenda deste blog, ou acesse